Colégio São Luís propõe ferramenta para estabelecer limites saudáveis no mundo digital

O controle parental é uma estratégia eficaz para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes no ambiente virtual.

No Colégio São Luís, a tecnologia está totalmente integrada à rotina dos/as estudantes e colaboradores/as. Justamente por isso que o Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação e a equipe pedagógica trabalham intensamente na educação para a Cultura Digital.

Faz parte desse trabalho a adoção de estratégias que aumentam a segurança de crianças e adolescentes no ambiente virtual, diminuindo os riscos da quebra de privacidade, da exposição a conteúdos inapropriados e do cyberbullying; um trabalho que deve ser realizado a partir da parceria permanente entre escola e família.

Algumas medidas adotadas pelo CSL para essa finalidade já foram compartilhadas na primeira notícia sobre esse tema e, desta vez, compartilhamos uma ferramenta que pode ser adotada em casa, pelos responsáveis: o controle parental, através do qual é possível mitigar a exposição de menores a situações de risco virtual.

Esse recurso permite a configuração adequada dos dispositivos móveis à faixa etária das crianças e dos adolescentes: estabelecer horário de utilização, definir tempo de uso de redes sociais de acordo com o perfil, restringir conteúdos impróprios para menores, bloquear páginas e usuários que possam ser uma ameaça e até mesmo condicionar a instalação de jogos à aprovação de pais, mães e responsáveis.

A Pesquisa Global de Segurança Online 2023, realizada pela Microsoft, reforça o valor dessas ferramentas de segurança para manter crianças mais seguras no ambiente digital. Os resultados mostram que 74% dos adolescentes entrevistados relataram ter experimentado um risco online no último ano e 39% deles disseram ter experimentado discurso de ódio no meio digital.

Para evitar os riscos apontados na pesquisa, essa parceria entre escola e família torna-se essencial. É por meio desse trabalho conjunto que ensinaremos os/as alunos/as a compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, segura, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Leia mais notícias relacionadas à Cultura Digital no Colégio São Luís>>>

Para demonstrar como fazer a configuração dos celulares, preparamos dois vídeos: um passo a passo para Iphone e outro para Androide. Clique e confira:

Assista ao vídeo para Androide.

Assista ao vídeo para Iphone.