Tecnologia é parte integrante e permanente da rotina do Colégio São Luís

O Programa de Cultura Digital desenvolvido no CSL está alinhado com o Projeto Educativo Comum (PEC), da Rede Jesuíta de Educação (RJE), e com a Base Nacional Comum Curricular. 

O Colégio São Luís tem investido intensamente na educação para a cultura digital, proporcionando aos/às professores/as, estudantes e responsáveis a oportunidade de aprender sobre tecnologia e acesso seguro às redes.

A importância desse projeto é justificada pela rotina dos/as estudantes, que utilizam, desde 2022, nas salas de aula a partir do 6º ano, os seus notebooks pessoais para realizar atividades e desenvolver, com autonomia e segurança, habilidades e competências da cultura digital. Para isso, também foram incluídos e-books, plataformas e softwares na lista de materiais de diferentes componentes curriculares.

As primeiras ações deste ano do Programa de Cultura Digital foram voltadas para os/as alunos/as do 6º ano do Ensino Fundamental II, que receberam treinamentos do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o uso adequado dos equipamentos e das principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelo colégio.

Para o segundo semestre, o CSL firmou parceria com uma empresa especializada em riscos e leis da internet. Essa iniciativa tem como objetivo preparar os/as professores/as dos diferentes segmentos para que sejam multiplicadores desses conhecimentos e ajudem na conscientização dos/as estudantes sobre o uso ético, correto e seguro dos recursos agora disponíveis. Para isso, serão oferecidas palestras e oficinas contemplando diversos temas, como: direitos humanos; cyberbullying; direitos e responsabilidades na internet; valores morais e éticos; riscos da autoexposição; fake news, entre outros.

De acordo com o gerente do Departamento de TIC, Wilson Martins Junior, Inteligência Artificial (IA) é outro tema que será abordado com os/as professores/as multiplicadores/as. Webinários direcionados/as às famílias e aos/às colaboradores/as também estão previstos para o próximo semestre. Além disso, informativos sobre a importância do controle parental estão sendo produzidos e serão encaminhados de forma sistemática à Comunidade Educativa, contendo orientações sobre a supervisão de crianças e adolescentes durante o uso do celular e sobre a inserção de restrição de conteúdo de acordo com a faixa etária.

Essas ações do CSL estão voltadas ao que “a ciência da Pedagogia apresenta para nosso mundo cada vez mais tecnológico caracterizado pela cultura digital na qual nossos alunos nasceram e cresceram” (Tradição Viva, nº 256). Elas pretendem fazer com que os/as alunos/as compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, sadia, segura e ética, nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), com os objetivos de: comunicar-se; acessar e disseminar informações; produzir conhecimentos; resolver problemas; e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Além disso, a incorporação do uso consciente das mídias sociais nos processos educativos contribui para que o colégio “seja um espaço mais eficaz na construção significativa do conhecimento” (PEC, nº 28).

Leia mais notícias relacionadas à Cultura Digital>>>