Educação Física em tempos de pandemia, como e por que fazer?

O ano de 2020, provavelmente, será lembrado como um período de muitas mudanças e adaptações. Ainda em março, nós, professores de Educação Física, acompanhávamos as iniciativas dos colegas de profissão do mundo inteiro, com um olhar atento ao desafio inédito imposto pela pandemia da Covid-19: o distanciamento social.

Ainda em março, um vídeo viralizou mundo afora: um professor de Educação Física se colocou à disposição de moradores de um bairro de Sevilha (Espanha). Ele subiu até o telhado do prédio mais baixo do bairro e começou a chamar a atenção das pessoas que estavam nas varandas dos apartamentos mais altos da redondeza. Com muita disposição, o professor começou uma aula improvisada com uma série de exercícios físicos. Logo, os moradores começaram a imitar os movimentos dele.

“Nós tivemos que desbravar as plataformas digitais para a realização das aulas de Educação Física, local totalmente diferente das quadras […]”

Esse gesto, com certeza, melhorou o humor das pessoas naquele dia, pois puderam relaxar por um momento, liberaram hormônios benéficos da atividade física e ainda perderam calorias. O ato do professor espanhol serviu de inspiração para muitos de nós e deu vida a este desafio de fazer o possível e o impossível para fazer as pessoas se movimentarem, já que estava instalada a pandemia em nosso País.

O desafio era enorme e, no início, não sabíamos como e o quê fazer com nossa disciplina por meio das telas, sem interação, sem contato, sem transpiração ou sem calcular o batimento cardíaco de acordo com a intensidade do exercício proposto. Parecia que estávamos entrando em uma maratona em que o trajeto era de muitas subidas e obstáculos, porém sem conseguir visualizar o que vinha pela frente. E eis que surge, em nossas conversas iniciais de grupo, o espírito que um desportista leva consigo, de trabalho duro, trabalho em grupo seguindo o lema Olímpico, Citius, Altius, Fortius, que em latim significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte” e que foi criado pelo padre Henri Didon. Isso nos despertou uma força, visto que estar vinculado a uma obra da Companhia de Jesus, reforça nossa missão enquanto educadores para um mundo de constantes transformações.

E assim seguimos. Ainda sem entender como seria a “temporada” no “campeonato” que estávamos adentrando. Várias perguntas surgiam em nossas mentes: qual intensidade, frequência e volume teríamos que planejar para nossas aulas? E o tempo que duraria essa situação? Ah, o tempo… muitos de nós achávamos que poderia durar um, dois, talvez, três meses, mas não está sendo assim. Esse tempo nos faz revisitar, constantemente, nosso planejamento anual, tornando mais difícil a tarefa de segui-lo com todos os princípios preparados em 2019, tornando mais complexo e desafiador nosso trajeto, nossa caminhada.

Outros objetivos foram sendo incorporados a nossa missão, além dos que já tinham sido preparados. Nosso objetivo principal sempre foi o cuidado com a saúde emocional e física do nosso aluno, do pequenino ao jovem. Nós tivemos que desbravar as plataformas digitais para a realização das aulas de Educação Física, local totalmente diferente das quadras, salas de danças, salas de ginástica, piscina, campos, entre outros espaços comuns ao ar livre. A prática da atividade física seria dentro de nossas casas e as plataformas digitais seriam nosso ambiente de trabalho.

A equipe de Educação Física e Esportes do Colégio São Luís é muito diversa, há professores com muitos anos de experiência na docência e outros mais novatos nessa caminhada; juntos formam uma equipe de muita qualidade e que, neste momento de pandemia, se apoiaram ainda mais para colocar o plano em ação, que tem sido desenvolvido com base nos objetivos de aprendizagem da Matriz Curricular do CSL para o ano de 2020, e está sendo construído também com algumas práticas pedagógicas  que contemplem, além dos objetivos da Matriz, nosso dever de profissionais da saúde. Colocar crianças e jovens em atividade no ambiente doméstico, avaliar a evolução do aprendizado, observar nossas estratégias de aula, de conteúdo foram alguns dos muitos desafios surgidos nesse tempo. Ajustar a rota sempre que necessário faz parte desse processo, que é contínuo.

ATIVIDADE FÍSICA ON-LINE NO CSL

No CSL, para as crianças, foram utilizados jogos e brincadeiras antigas, ginásticas naturais e algumas modalidades esportivas, além de atividades que comtemplem a psicomotricidade. Para isso, contamos com a parceria das famílias, pois em muitas atividades, a criança necessita da interação com algum objeto ou pessoa para que seja alcançado o objetivo pretendido. Sabemos que na pandemia, as famílias tiveram suas vidas e suas rotinas transformadas significativamente, o que torna o desafio da parceria professor e família imprescindível para que nossos estudantes continuem se desafiando, criando o seu mundo, por meio de experiências construtivas.

“[…] nosso objetivo principal sempre foi o cuidado com a saúde emocional e física do nosso aluno, do pequenino ao jovem. “

Para os pré-adolescentes, temos o desafio da conquista. Atrair esta faixa etária, que oscila entre autônoma e dependentes não é fácil, o que tem exigido dos professores revisitar suas estratégias de aula, e, assim, possibilitar ao público o aprendizado de novos conteúdos para manter o processo de aprendizagem motora e de aquisição de componentes de saúde física que compete a eles nesta fase de desenvolvimento. Atividades como desafios esportivos, brincadeiras, ginásticas, dança e o eSports* tem sido utilizado como estratégia de aprendizado para seguir com nosso propósito de manter as turmas em movimento.

Na disciplina de Educação Física, temos a certeza de que os alunos estão realizando as atividades, pois recebemos depoimentos, mensagens e tarefas individuais dos adolescentes praticando as aulas de relaxamento, yoga, circuitos funcionais, pular corda, desafios esportivos e até mesmo corridas estacionárias. Com isso, estamos comprovando a hipótese da importância do papel que a cultura do movimento humano traz como benefício para nossa saúde, se realizada de forma organizada, planejada e que atenda às demandas de nosso corpo, como transpirar, movimentar, ou seja estar ativo mentalmente e fisicamente. Esclarecer os conceitos do ”corpo perfeito” podem auxiliar muito na autoestima nessa fase da vida, entendendo o como, o porquê e para que ter um estilo de vida saudável, com alimentação e repouso equilibrados, somados a uma rotina de exercícios físicos contribuem para uma vida plena de saúde.

Assim, nossa área tem enfrentado esse desafio de manter nossos alunos em movimento, de manter a saúde física e emocional. O desafio tem sido muito grande, mas a pedagogia Inaciana se faz muito atual nestes tempos, pois refletir, avaliar, contextualizar, agir e experimentar nos faz estar na trilha do magis inaciano, de ser mais para os demais, e assim seguimos!

Equipe de Educação Física e Esportes do Colégio São Luís