Celebração dos 80 anos do Ensino Médio Noturno

Uma noite de reencontros e emoção marcou a comemoração dos 80 anos do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís, realizada na última quarta-feira (9). A programação da noite contou com Missa em Ação de Graças, inauguração de uma exposição comemorativa e jantar festivo, reunindo antigos colaboradores/as, antigos/as alunos/as, atual corpo docente, a direção do colégio e colaboradores/as de outros departamentos.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa em agradecimento às oito décadas de história do EMN. O diretor-geral, Padre Edison de Lima, SJ, e o assessor eclesiástico, Padre Gustavo Valentim, SJ, presidiram a celebração, relembrando momentos marcantes do segmento, fazendo memória ao fundador, Ir. Olavo Pereira, SJ, e destacando a importância do Ensino Médio Noturno na garantia do direito à educação de qualidade a jovens de condição socioeconômica vulnerável. (clique e confira a homilia na íntegra)

Atualmente, o Colégio São Luís recebe 303 jovens no período noturno, oferecendo bolsas de estudo integrais através do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA). Além da oportunidade de estudo, os/as alunos/as recebem benefícios complementares, como material didático, uniforme, alimentação e vale transporte.

Durante a cerimônia, a diretora acadêmica, Beatriz Gallian, e a coordenadora pedagógica, Fatima Aparecida Ribeiro, ressaltaram a importância de olhar para o futuro e continuar formando pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Homenagens foram prestadas aos/às antigos colaboradores/as e ex-alunos/as, que contribuíram para o sucesso do Ensino Médio Noturno ao longo dos anos.

Em um momento emocionante, Fátima Aparecida Ribeiro agradeceu a todos/as os/as presentes, inclusive à equipe atual e colaboradores/as de outros departamentos, enfatizando a gratidão pela missão iniciada pelo Ir. Olavo Pereira da Silva, SJ. Para encerrar a celebração, ela homenageou os presentes cantando a música “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento.

Para o coordenador de área, Paulo Bacelar, a celebração foi genuína e legítima: “A equipe está honrando o passado nobre do EMN ao garantir sua robustez e entregar uma educação de qualidade. O desenvolvimento acadêmico e humano dos alunos e alunas do EMN está sempre evidente na forma de proceder nos eventos escolares e no crescente desempenho nas diversas atividades acadêmicas propostas pelo CSL. O sucesso e a autonomia alcançados habilitam o EMN para mais 80 anos de prosperidade”, afirmou Paulo.

Exposição sobre os 80 anos e jantar comemorativo

Nessa noite especial, foi inaugurada a exposição “Ensino Médio Noturno, 80 anos transformando vidas”, fruto de um trabalho de pesquisa que trouxe uma mostra histórica, com o objetivo de apresentar a trajetória da escola ao longo das décadas. A exposição conta com fotos, vídeos, depoimentos de antigos alunos/as e de colaboradores/as de diferentes épocas, buscando resgatar a memória e valorizar aqueles que fizeram parte da história do EMN.

Na cerimônia de abertura da exposição, o antigo colaborador Bartolomeu Colacique teve a honra de cortar a faixa, momento no qual ele declarou ter recordado dos/as professores/as que dedicaram suas vidas como educadores/as na instituição e não estão mais entre nós. Bartô, como é conhecido, dedicou 34 anos de sua vida ao Colégio São Luís e expressou seu sentimento de gratidão ao participar desse momento especial.

Além disso, os visitantes da exposição tiveram a oportunidade de conferir um mural com a cronologia dos principais marcos do EMN: a criação em 1943 da Escola Técnica de Comércio São Luís; a incorporação da administração da escola técnica pelo Colégio São Luís em 1976; o início da oferta do Ensino Médio no segmento noturno em 1980; e a alteração do processo de ingresso no EMN em 2010 para garantir, através de análise socioeconômica, que todas as novas vagas fossem destinadas a estudantes com direito à 100% da gratuidade. Também em 2010 foram implementados os benefícios complementares à bolsa de estudos, de modo a contribuir para que esse novo perfil de estudante conseguisse permanecer no CSL até a conclusão de sua Educação Básica.

A mostra continua disponível no CSL para toda a comunidade educativa, possibilitando que mais pessoas possam conhecer a história do EMN. É uma oportunidade de valorizar o passado e refletir sobre o presente, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte dessa instituição. Para encerrar a noite com chave de ouro, foi servido um jantar especial com música ao vivo, proporcionando um ambiente descontraído e celebrativo.

O encontro em comemoração aos 80 anos do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís foi marcado por uma atmosfera de alegria e gratidão: “Que os próximos anos sejam repletos de conquistas e aprendizados, formando pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, capazes de fazer a diferença na sociedade”, Beatriz Gallian, diretora acadêmica.

Conheça a história dos 80 anos

https://www.saoluis.org/ensino-medio-noturno-historia/

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS DE QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO:

Lucélia Moradei Santos

Antiga aluna e antiga colaboradora do colégio, recorda com carinho sua passagem pela instituição: “Fui extremamente feliz durante os anos em que estudei no Colégio São Luís, de 2007 a 2009. Aproveitei ao máximo todas as oportunidades que surgiam, envolvendo-me em projetos e atividades. Lembro-me com emoção de como o colégio faz parte da minha trajetória. Quando fui aprovada em uma universidade federal para cursar Ciências, fiz questão de voltar ao São Luís e compartilhar essa conquista com meus professores. Anos depois, tive a oportunidade de trabalhar no laboratório do colégio, o que me proporcionou uma experiência incrível e muitos avanços na minha carreira profissional. Durante a celebração, reencontrei antigos professores, colegas de trabalho, amigos e alunos.”

Luiza Cristina da Costa Marques

Antiga colaboradora que ainda possui um forte vínculo com o Colégio São Luís: “Meus filhos já estudavam aqui antes mesmo de eu começar a trabalhar no colégio. Hoje, além deles, tenho quatro netos que também são alunos. Admiro muito a pedagogia inaciana adotada pelos jesuítas, que deixa marcas profundas na vida dos/as estudantes. Quem passa pelo colégio São Luís desenvolve um olhar diferenciado para a humanidade, com um comprometimento verdadeiro com o outro.”

Márcia Saad

Antiga colaboradora que trabalhou no colégio por vinte anos, relembra sua experiência e destaca o foco na educação integral dos/as alunos: “Ao longo da minha trajetória no Colégio São Luís, sempre fui motivada a enxergar cada estudante como um ser humano completo, compreendendo suas particularidades e necessidades. Como professora, aprendi muito nessa instituição, que se destaca por sua excelência e abrangência.”