Tapete de Histórias: encantamento e aprendizagens para a vida

Par Vinicius Moraes
Oct 20th, 2018

As turmas da Pré-escola II vivenciaram um momento de encantamento e grande aprendizado ao utilizarem o « Tapete de Histórias ». Na atividade, realizada com o objetivo principal de estimular a imaginação e a criatividade, os estudantes puderam confrontar realidade e fantasia, de forma lúdica e divertida.

Os momentos de histórias são fundamentais para a preparação das crianças na produção de textos coletivos, relendo e recriando outras histórias bem como planejando e executando apresentações para a turma, em harmonia com o que aponta o Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação: « Pressupondo o aluno como centro do processo de aprendizagem, o currículo oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente » (PEC RJE, n. 36).

O entusiasmo de cada criança no momento de interação com o tapete foi muito significativo, abordando dimensões muito importantes para o desenvolvimento infantil. Além de protagonizarem a atividade, as crianças entraram no mundo da fantasia e da imaginação, relembrando, ao seu modo, clássicos como « Chapeuzinho Vermelho » e « Os três porquinhos ».

Dessa forma, os estudantes experimentaram um trabalho colaborativo, com trocas de conhecimentos, de decisões, de respeito às regras e a opiniões diferentes, e práticas que fazem diferença não apenas na sala de aula e em seu contexto, mas que trazem aprendizagens para a vida.