Sejamos Hospitaleiros

Par Ana Maria Sigaud
Juin 22nd, 2018

Alunos e colaboradores do Colégio São Luís participam de sensibilização sobre a necessidade de acolher migrantes e refugiados

Colégio São Luís recebeu o Serviço Jesuíta aos Migrantes e Refugiados no Brasil (SJMR) para uma atividade de sensibilização, com alunos e colaboradores, sobre a necessidade de acolher aqueles que se movimentam forçadamente pelo mundo em busca de uma vida melhor.

A ação já passou por outras escolas jesuítas no Brasil e faz parte da Campanha pela Hospitalidade, criada para difundir a cultura da hospitalidade nas sociedades latino-americanas, particularmente com migrantes e refugiados. Conduzida pelo Padre Agnaldo Junior, diretor nacional do SJMR Brasil e pelos voluntários e colombianos Natalia e Luiz Fernando Gomes, a proposta da atividade foi chamar a atenção para essa realidade e refletir sobre a importância de quebrar barreiras e reconhecer a humanidade do outro.

Padre Agnaldo resgatou alguns acontecimentos que intensificaram a crise de migração na atualidade, como o terremoto no Haiti em 2010, a guerra na Síria iniciada em 2011 e a crise na Venezuela desde 2015. Diante do cenário em que milhões de pessoas deixam seus locais de origem, ele reforçou a hospitalidade como um caminho para que essa realidade seja menos difícil, incentivando a serem uma terra hospitaleira, de pessoas abertas. “Somos seres humanos, somos iguais, da mesma família, filhos de Deus”, ressaltou Padre Agnaldo.

Em grupos pequenos, alunos representantes de classe, grêmio estudantil e colaboradores participaram de um exercício de olhar o outro como ser humano, aprenderam e cantaram a música “Depende de mim”, destacando a contribuição de cada um e a rede global de hospitalidade que pode ser criada. Assistiram também a vídeos com histórias positivas de acolhimento em diversas partes do mundo, reunidos no site: www.historiasdehospitalidad.com. Para fechar a atividade, compartilharam suas experiências de hospitalidade e fizeram uma apresentação em dupla, com gestos e a frase: “sou filho, sou irmão, sou humano, sou H”, uma referência à palavra hospitalidade. 

Para participar da Campanha, basta contar sua experiência de hospitalidade e compartilhar com a hashtag #SoyH