Projeto “Educação Ambiental e Cidadania” trabalha sustentabilidade e reciclagem

Alunos da 1ª série do EM noturno fazem horta usando garrafas PET e reaproveitando sementes.

Criar uma horta reciclando plástico PET e reaproveitando sementes de alimentos que iriam para o lixo. Essas foram as principais lições da oficina “Mundo Pet”, parte do Projeto “Educação Ambiental e Cidadania”, desenvolvido com as turmas da 1ª série do Ensino Médio noturno.

Orientados pelo professor convidado Ângelo Tadeu Vieira, coordenador da ONG Educológico, os alunos fizeram vasos e gotejadores com as garrafas PET que coletaram. De casa, também trouxeram sementes de alimentos que iriam para o lixo, como pepino e pimentão.



Em sala de aula as turmas usaram conteúdos ligados à biologia para fazer a germinação das sementes por meio de uma mini estufa. Conceitos de outras disciplinas, como matemática e química, também permearam a atividade.


Após a germinação as melhores sementes foram selecionadas para o plantio nos vasos – as não usadas viraram adubo. A irrigação é feita com o gotejador, permitindo que as plantas cresçam mesmo sem rega diária.

O objetivo dessa atividade é que os alunos vejam que reaproveitar o lixo e produzir seu próprio alimento com sementes que seriam descartadas são apenas algumas das mudanças que a educação ambiental pode fazer na vida deles”, afirma o professor Ângelo Vieira.