Feira de Profissões: atividades ampliam o conhecimento dos estudantes

Par Vinicius Moraes
Oct 7th, 2019

Durante uma semana, estudantes do 9º ano ao Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas vivenciaram intensamente mais uma edição da Feira de Profissões e ampliaram seus conhecimentos. Os jovens tiveram contato com diversos cursos, que foram apresentados por profissionais e por graduandos de oito instituições de ensino superior. Na ocasião, também foram promovidas 14 tendas de vivência, 12 oficinas, 13 rodas de conversa e três palestras. Além de participarem das atividades, oito estudantes do Ensino Médio, orientados por um dos educadores que acompanham os jovens no projeto, Marcos Amaral, foram convidados a planejar, organizar e acompanhar o evento.

Manuela Ferreira Guimarães, da 2ª série, fez parte desse grupo de trabalho e conta que a experiência foi enriquecedora. Segundo ela, as atividades foram planejadas com o intuito de contemplar todas as séries envolvidas. A estudante também explica que os temas das palestras, das tendas de vivência e das oficinas foram definidos após uma reflexão da equipe sobre assuntos de interesses dos jovens bem como questionamentos do dia a dia e dúvidas que surgem durante o período de escolha da carreira profissional. « Tivemos palestras sobre ansiedade e relações de trabalho, oficinas com práticas e stands de instituições com profissionais e estudantes dos cursos que trouxeram novidades e nos aproximaram das profissões, proporcionando mais conhecimento sobre as graduações », partilha.

Os integrantes do Grêmio Estudantil também receberam uma importante missão para a Feira de Profissões: organizar as rodas de conversa, um momento de aprendizagem e comunicação dinâmica entre estudantes e graduandos a partir do 4º período. Lais Oliveira Facio Viccini, da 1ª série, é Tesoureira do Grêmio e comenta que o trabalho valeu a pena. « Realizamos uma pesquisa com nossos colegas e verificamos que assuntos como, por exemplo, qual é a forma de ingressar em ‘tal’ faculdade, como é a rotina do curso ‘X’ e o seu mercado de trabalho, eram algumas das principais dúvidas e questões de interesse », explica, acrescentando que o retorno dos estudantes em relação ao evento foi positivo. « As atividades foram esclarecedoras e nos mostraram que cada um tem o seu ‘tipo’ de escolha », destaca.

Para Lara Ribeiro Silva Duarte, do 9º ano, a escolha profissional ainda está um pouco distante, porém, ela conta que já está buscando informações sobre o assunto. « Essa foi a minha primeira experiência na Feira e tive a oportunidade de visitar os stands e participar de uma palestra. Esses momentos me ajudaram a adquirir mais conhecimento e me fizeram refletir sobre algumas preferências », finaliza.

Atividade interdisciplinar

Antes de participarem da Feira de Profissões, estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino envolveram-se em um trabalho interdisciplinar. As professoras de Inglês e de Espanhol convidaram os jovens, que foram organizados em 10 grupos, a escolher uma profissão de interesse. Após realizarem pesquisas sobre os detalhes da carreira escolhida, cada equipe realizou uma apresentação em inglês ou espanhol. Um momento de preparação cheio de aprendizagens!