Experiência a Partir do Curso: Cidadania Global – Uma Introdução

Servir a missão de Cristo hoje significa prestar atenção especial ao seu contexto global. Este contexto exige que atuemos como um corpo universal, com uma missão universal, compreendendo ao mesmo tempo a diversidade radical das nossas situações. Procuramos servir os outros, pelo mundo afora, formando uma comunidade em escala mundial e, simultaneamente, uma rede de comunidades locais. A nossa missão de fé e justiça e de diálogo de religiões e culturas assumiu dimensões que já não permitem que concebamos o mundo como composto por entidades separadas; temos que vê-lo como um todo unificado no qual dependemos uns dos outros. ” Congregação Geral 35, decreto 02, n. 20 (2008)

O contexto mundial, explicitado na 35ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, evidencia um novo desafio do qual todos fazemos parte: refletir e formar homens e mulheres a partir de um novo modelo de cidadania; sensíveis e ativamente comprometidos com as questões de âmbito social, econômico, político, religioso, cultural e ambiental que afligem o mundo contemporâneo.

Atentos à conjuntura global, as instituições jesuíticas têm empreendido esforços conjuntos com o intuito de fomentar a discussão e comprometimento das comunidades educativas para temas sensíveis que, por estarem interconectados, impactam os níveis locais e globais distintamente.

Nesse sentido, a realização do curso auxiliou-me a compreender que a educação para a cidadania global se refere à um novo paradigma educacional, cujo pressuposto consiste na urgência de formar pessoas capazes de olhar para além de suas realidades locais e de mobilizar-se para a transformação social.

A partir de tais princípios, o Colégio São Luís tem desenvolvido algumas iniciativas visando a educação para a cidadania global. Dentre elas, podemos citar a ampla divulgação e encorajamento para que seus colaboradores tivessem acesso ao Curso de Cidadania Global e o realizassem. Tal ação está inserida em um conjunto de atividades prévias e de planejamento para o I Congresso RJE Rede Jesuíta de Educação e VI Congresso Inaciano de Educação, que terão como tema a Educação para a Cidadania Global e serão sediados pelo Colégio entre os dias 02 e 05 de outubro.

Nesse sentido, a realização do curso de Cidadania Global, na plataforma Educate Magis, contribuiu para a ampliação da minha própria concepção a respeito do tema, e senso de responsabilidade e comprometimento para questões essencialmente importantes e mundialmente impactantes. As reflexões e os temas abordados produziram um efeito pessoal, uma tomada de consciência a respeito das situações dramáticas que afligem milhares de pessoas. Não que desconhecesse tais situações, mas muitas vezes, o nosso excessivo individualismo provoca o distanciamento dessas realidades e endurecimento do nosso olhar.

O contato com os assuntos no decorrer do curso, promoveu a reflexão de que, uma vez comprometida com a difusão dos valores cristãos, sou também corresponsável por pensar em possíveis soluções para temas locais e globais.

Em especial, destaco o módulo acerca da Justiça Social. No referido tópico, as temáticas relativas à pobreza, migração e paz foram tratadas com base no princípio da dignidade humana, ou seja, tendo como pressuposto de que toda pessoa é detentora de um conjunto de direitos comuns.

Outro tópico explorado no curso consistiu na discussão sobre a nova agenda de desenvolvimento sustentável e os chamados Objetivos de desenvolvimento sustentável ou Objetivos Globais. Existem 17 objetivos gerais, dentre eles, há uma notável preocupação com as mudanças climáticas e consumo e produção sustentáveis. A proposição desse tema auxiliou-me a compreender que algumas campanhas, efetivadas no Colégio São Luís, estão alinhadas aos pressupostos da Cidadania Global: visando à redução do lixo, sobretudo de copos plásticos, atualmente, todos os colaboradores fazem uso de canecas e squeezes próprios para a ingestão de café e água. Os alunos também participaram da campanha e, hoje, também utilizam suas garrafas. Assim, essa simples atitude sustentável foi incorporada, tornando-se um hábito e gerando uma redução considerável dos resíduos descartáveis.

Na mesma direção, a partir da intenção de desenvolver nos alunos competências com poder de transformação, alterações metodológicas nas práticas docentes, já em andamento, têm fomentado os discentes à articulação de projetos.

Os projetos partem de situações reais, enfrentadas em um contexto próximo. A partir do problema, os estudantes promovem experiências, estudos, pesquisas e outras atividades colaborativas, cujo objetivo será a proposição de soluções. Ademais, para colocar em prática a solução proposta, há o envolvimento de outros colaboradores da comunidade educativa e de algumas famílias.

Os conhecimentos adquiridos durante o curso, portanto, possibilitaram a ampliação do meu entendimento a respeito dos princípios que sustentaram as iniciativas já em desenvolvimento. Além disso, a partir dos materiais disponibilizados, poderemos aprofundar as discussões a respeito de nossas concepções educativas. Afinal, a educação que se pretende de qualidade no século XXI, não tem somente como garantir que o aluno adquira e domine os conhecimentos. O desafio está em formar pessoas capazes de aplicá-los visando à construção de uma sociedade pautada no respeito à vida, na dignidade humana e na justiça social.