Cadeira Vermelha no Colégio das Caldinhas – Portugal

O Dia Mundial dos Pobres foi recordado no Colégio das Caldinhas, Santo Tirso – Portugal, a partir do desenvolvimento do projecto da Cadeira Vermelha – Entreculturas.

Numa instituição de ensino, nada como juntar a importância da educação para ajudar a erradicar a pobreza. Como o projecto junta Educação e Desenvolvimento Social e Humano, em especial com crianças e jovens, alertando para os cerca de 264 milhões no mundo que não tem escolaridade, era o ideal para este dia. Cada turma tinha uma cadeira. Antes de a pintar/decorar, faziam uma reflexão sobre toda esta problemática. A turma tomava consciência do que havia a agradecer, como a possibilidade de aprender. Depois, em várias dinâmicas de reflexão, conforme as idades, ficavam elucidados como essa boa aprendizagem a todos os níveis já é uma ajuda ao desenvolvimento social, podendo contribuir para a diminuição da pobreza. Depois da reflexão, toda a turma decorava a sua cadeira a partir de um conceito e com materiais que cada aluno trazia.
Red-Chair-Caldinhas-Portugal

Juntámos todas as cadeiras em exposição. Mas, não queremos que se fique por um só dia. Assim, ao longo do ano iremos continuar a trabalhar com as cadeiras. Sempre que surgir temas sobre educação, desenvolvimento social, pobreza, etc., cada turma irá buscar a sua cadeira e registar nela a data e o sumário dessa aula.Red-Chair-Caldinhas-Portugal