Alunos exercitam a criatividade em trabalho sobre Química Orgânica

Com o contexto imposto pela pandemia da Covid-19, professores e estudantes experimentaram diferentes formas de comunicar e exercitar o conhecimento nas atividades a distância. Nas aulas de Química, os estudantes da 2.ª Série do Ensino Médio Noturno tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos da Química Orgânica de forma lúdica e criativa.

A atividade “Cadê a Química Orgânica aqui em casa?” desafiou os alunos a exercitar a pesquisa e as competências comunicativa e da cultura digital, que resultou na criação de vídeos educativos.

Segundo a professora de Química Sueli Teixeira, o objetivo era que os estudantes percebessem como a Química Orgânica está presente no dia a dia. “Os alunos pesquisaram onde, dentro da casa deles, havia algum tipo de substância orgânica. Pesquisaram a respeito da substância e fizeram uma síntese disso através de vídeos curtos, de 1 minuto”, explica.

Os estudantes, divididos em grupos, deveriam seguir algumas diretrizes, como não repetir a escolha da substância a ser trabalhada. O processo envolveu muita pesquisa e descobertas, conta a professora. “A experiência foi muito enriquecedora e eles tiveram liberdade para criar dentro dos recursos que eles já conheciam das mídias sociais. Os vídeos ficaram muito bons”, afirma.

As turmas da 2.ª Série do Ensino Médio Noturno produziram vídeos educativos

Confira o resultado de alguns trabalhos: