Unidades da RJE em Teresina Possuem Nova Conjuntura Organizacional

Por Lisiane Mossmann
Ene 18th, 2018

Em 2018, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Piauí passam por mudanças na estrutura organizacional. O padre Vicente Zorzo, SJ, assume a missão de diretor geral do Diocesano e corporativo das escolas Santo Afonso Rodriguez e Padre Arrupe, funções anteriormente ocupadas por Ir. Raimundo Barros, SJ. A solenidade de posse do novo diretor aconteceu no sábado, 13, no Colégio Diocesano.

Padre Vicente Zorzo, SJ, assume a missão anteriormente ocupada por Ir. Raimundo Barros, SJ.

Após cinco como diretor geral do Colégio Diocesano e três como diretor corporativo das escolas Santo Afonso Rodriguez e Padre Arrupe, Ir. Raimundo Barros, SJ, agora parte para uma nova missão no Rio de Janeiro (RJ), onde vai coordenar a Rede Jesuíta de Educação Básica. “Mesmo diante das dificuldades que vierem pela frente, é preciso celebrar os desafios, porque estamos construindo algo muito bom em Teresina”, ressaltou o jesuíta.

Natural de Cerro Largo (RS), padre Vicente Zorzo, SJ, é bacharel em Filosofia e Teologia e mestre em Pedagogia. Foram diversas missões assumidas ao longo de 34 anos na Companhia de Jesus. Entre elas, a de Provincial da antiga Província Brasil Meridional (BRM) e, até 2017, Superior da Plataforma Apostólica Sul 1 (São Paulo, Sul de Minas Gerais e parte do Paraná). “Vivemos uma crise muito complexa na sociedade e é nas instituições educativas que temos a oportunidade de refletir sobre isso e de construir novas possibilidades”, afirma o novo diretor.

Os jesuítas da capital piauiense também dão as boas-vindas ao padre Pedro Vicente Ferreira, SJ, novo Superior do Núcleo Apostólico de Teresina (nomenclatura que substitui o termo Plataforma Apostólica), que é formado pelo Colégio Diocesano e Educação Infantil, Escola Padre Arrupe, Escola Santo Afonso Rodriguez, Centro Social Pedro Arrupe, Centro de Saúde Pedro Arrupe, Paróquia Santo Inácio de Loyola, Casa Magis, Centro de Espiritualidade Inaciana (CIES) e a Casa de Retiros Santo Afonso Rodriguez.

O Superior do Núcleo Apostólico de Teresina é cearense e integra a Companhia de Jesus desde 1963. Entre as missões exercidas, já foi coordenador de Pastoral e também orientador educacional no Colégio Diocesano. Além disso, também foi provincial da antiga Província Brasil Setentrional.