Mangahigh: uma plataforma de jogos a serviço da aprendizagem

Uma das novidades deste ano letivo no Colégio dos Jesuítas é a utilização pelos estudantes do «Mangahigh», um dos primeiros sites no mundo a oferecer conteúdo didático por meio de games, possibilitando o aprendizado da Matemática em uma perfeita correlação entre o lúdico e a aprendizagem.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Com mais de 200 atividades, 62.000 «quizzes» adaptativos e conteúdos alinhados aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país), a plataforma de exercícios matemáticos «online» em formato de jogos vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos no Colégio Loyola (da Companhia de Jesus em Belo Horizonte/MG) e, a partir de 2018, o seu uso se estende a toda a Rede Jesuíta de Educação. «Nosso objetivo é estimular o prazer pela aprendizagem da Matemática de forma lúdica, dissipando medos, quebrando preconceitos e motivando uma alternativa que ultrapasse as fronteiras do ensino tradicional», destaca o Coordenador da Área de Matemática no Colégio dos Jesuítas, professor Gabriel Moreno.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Em Juiz de Fora, o trabalho será desenvolvido sistematicamente com os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se as tecnologias digitais para inovação e transpondo os limites físicos e temporais da sala de aula. Os professores, em seus planos de curso, associarão cada ponto de seu conteúdo programático a uma ou mais atividades na plataforma, de forma que, ao longo do ano letivo, as atividades sejam propostas aos estudantes em sintonia com o avanço do programa.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Além do acompanhamento nas aulas, os professores utilizarão os relatórios estatísticos disponíveis na plataforma, que permitem avaliar o aproveitamento dos estudantes, entre outros indicadores. «O Mangahigh disponibiliza uma análise estatística de desempenho das turmas ou, individualmente, de cada estudante, o que permite ao professor um acompanhamento sistêmico de tentativas, limitações, avanços e conquistas. Assim, a plataforma será mais uma ferramenta que permitirá ao professor ‘propor o caminho, apresentar o mapa e acompanhar os estudantes, indicando critérios para que a apropriação do conhecimento seja feita de maneira significativa e com valor'», partilha o educador, citando um dos fundamentos do Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação (PEC RJE).

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

O reconhecimento de que os estudantes aprendem de formas e em tempos distintos, em espaços que não se limitam ao escolar, exige dos educadores respostas individualizadas, diversos modos de fazer e de mediar a construção do saber, oportunizando vivências que atendam a diferentes necessidades. «Acredita-se na eficiência dessa metodologia pela sua capacidade de Adaptação (cada jogo abrange certos tópicos de aprendizagem e é projetado para se adaptar dinamicamente em níveis de dificuldade conforme a capacidade do aluno), Automaticidade (a mecânica dos jogos leva os jogadores a se esforçarem para alcançar seus objetivos), Disciplina e Autoaprendizagem (desenvolvendo a capacidade e a curiosidade para observar, formular hipóteses, testar, avaliar, concluir e retificar ideias) e Aplicação Teórica (oferecendo nos jogos contextos que trazem à prática a teoria, aumentando o interesse e incentivando a aplicação)», ressalta Gabriel.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Acesso ao Mangahigh

Pretende-se incluir as atividades propostas pelo Mangahigh na rotina de estudos, de forma orientada, tanto no ambiente escolar como nos momentos autônomos, estimulando a aprendizagem. A plataforma também será utilizada em algumas atividades do Ensino Médio Integral Vespertino.

Para facilitar o acesso ao Mangahigh, há um ícone específico na página inicial do site do Colégio, na área de «Serviços Online». Nas aulas de Matemática, estão sendo entregues pelos professores, a cada estudante, um documento com o nome do usuário (o mesmo que possibilita o acesso à plataforma «Moodle RJE» e ao «Portal ANEAS»), a senha individual (gerada/fornecida pelo Mangahigh) e a «Id» do Colégio dos Jesuítas. A propósito, o acesso ao Mangahigh se dá exclusivamente pelo usuário do aluno: assim, caso os pais queiram acompanhar a utilização do recurso pelo estudante, precisarão fazê-lo com esse «login».

Para conhecer um pouco sobre o Mangahigh, convidamos você a assistir a este vídeo (com pouco mais de 2 minutos de duração e legendas em português), produzido pela equipe do «Institute of Play»:

Rede Jesuíta de Educação

Como um Centro de Aprendizagem Integral que materializa em seu projeto as dimensões cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio dos Jesuítas é membro da Rede Jesuíta de Educação (RJE), atendendo às preferências apostólicas da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA). A «RJE BRA» está constituída para que os colégios da Companhia de Jesus no Brasil sejam, cada vez mais, lugar de transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.