Leitura Desenvolve Diversas Habilidades e Competências das Crianças

Por Ana Maria Sigaud
Jun 30th, 2018

Atividades voltadas às turmas do 3º ano do EF I estimulam o poder de escolha e a argumentação.

Durante o período da Acolhida 2018, nas primeiras semanas de aula, os alunos do 3º ano do EF I tiveram a oportunidade de participar de uma contação de histórias. Além de conhecer outras turmas e professoras e integrar-se aos colegas de sala, as crianças puderam escolher uma de quatro histórias que enfatizaram a importância do cuidado com o outro e o respeito às diferenças: “Como ser babá do vovô” (Jean Reagan), “A colcha de retalhos” (Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva), “Teobaldo, o elefante” (Meco Simões Garrido Filho) e “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” (Mem Fox).

Apresentadas as opções e escolhida a história que mais despertou seu interesse, eles se dirigiram à sala correspondente e preencheram a lista de inscrição. “Quando damos aos alunos a oportunidade de fazer escolhas, eles desenvolvem a independência, pensam nas hipóteses do que será apresentado ou até mesmo utilizam critérios como ‘a capa que mais chamou minha atenção’, ‘o título que mais me agradou’ ou ‘a história escolhida pelo amigo querido’ para tomar uma decisão”, afirma a professora Rosely Jerez.

De volta às aulas, os alunos compartilharam com os colegas a história que ouviram e transformaram as informações em um desenho. Como surgiu entre as crianças a curiosidade de conhecer as três outras histórias, posteriormente as professoras leram para todos os demais livros.

Ao longo do ano outras atividades irão complementar o estímulo à leitura, entre elas a Roda de Leitores. Dentre uma lista de títulos de diferentes gêneros compilada pelas professoras, cada aluno escolherá obras e indicará a leitura aos colegas, utilizando critérios que instiguem a leitura. Ao devolver o exemplar para a Roda o aluno dirá se indica o título aos colegas, desenvolvendo assim seu poder de articulação e argumentação.

É a partir de uma leitura prazerosa que se desperta nos pequenos leitores o gosto por diferentes gêneros e autores antes desconhecidos”, conclui a professora Rosely.