EXPRESSÕES CULTURAIS E CONTEMPORÂNEAS – UM PROJETO HUMANÍSTICO

No Brasil, o Colégio Anchieta (Nova Friburgo/RJ) desenvolveu, no primeiro semestre de 2021, o projeto Expressões Culturais e Contemporâneas. Com uma sólida base humanística, o projeto envolveu as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, promovendo conhecimento e reflexão crítica sobre as diversas manifestações culturais do mundo contemporâneo.

Com o objetivo de formar cidadãos críticos, conscientes, compassivos e comprometidos – capazes de contribuir com a construção de uma sociedade justa e pacífica para todos –, o projeto enriqueceu o cotidiano escolar por meio de práticas interdisciplinares que resgataram o prazer pela leitura (de mundo, inclusive) e promoveram a descoberta e análise das formas de expressão próprias de cada manifestação cultural, especialmente daquelas que compõem a realidade local.

O contato com as artes – dentre elas, a literária –, aliado ao processo de autoconhecimento, à interação com os pares e à pesquisa em todas as áreas do conhecimento, estimularam os educandos a encontrar suas próprias formas de expressão na sociedade, respeitar as diferenças e reconhecer como importantes e legítimas as diversas manifestações culturais contemporâneas.

A culminância do projeto aconteceu num evento online, que reuniu alunos e professores de todos os segmentos do Colégio. Por meio de músicas, danças, poesias e encenações teatrais, todos os envolvidos puderam experimentar, na prática, o poder motivador e transformador das diversas expressões culturais contemporâneas.