Diocesano Lança uma Plataforma Literária Virtual

O Colégio Diocesano lançou, durante a abertura da 16ª Feira Literária, uma plataforma virtual de fomento à leitura e à escrita: o Circuito Literário em Rede.  A ferramenta é um ambiente virtual que tem como intuito capacitar a comunidade educativa para o uso de ferramentas tecnológicas como suporte para os processos de leitura, ensino e aprendizagem. Do Ensino Fundamental ao Médio, todos os estudantes, pais e responsáveis terão acesso, além dos colaboradores.

A plataforma estará disponível em breve via Portal Moodle. “Tornar nossos estudantes leitores e escritores competentes é um grande desafio. Como as novas tecnologias fazem parte do cotidiano deles, pensamos em algo que pudesse levá-los a leitura de forma mais dinâmica e interativa, utilizando as ferramentas digitais”, ressalta a coordenadora pedagógica do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, professora Rosimar Costa.

O Circuito Literário em Rede permite reunir todos os projetos literários do Diocesano em um só lugar. Ao acessá-lo, pais e responsáveis poderão acompanhar as atividades de leitura de seus filhos e os projetos que estão sendo desenvolvidos no Diocesano. Também terão acesso à linha do tempo da literatura, bem como sugestões de outras plataformas de leitura.

Já os estudantes, além das funcionalidades já mencionadas, poderão interagir utilizando as ferramentas disponíveis no Moodle. Será possível conferir e compartilhar sugestões de obras, trocar comentários, publicar arquivos de mídias relacionados a obras, ver links para outros acervos e ver informativos sobre eventos literários que estão ocorrendo. A proposta é que a plataforma seja um instrumento para entretenimento e diversão dos estudantes, que serão estimulados pelos professores a utilizarem a ferramenta.

Segundo a bibliotecária do Diocesano, Bruna Dayane, o diferencial do Circuito Literário em Rede é a autonomia dada aos estudantes. “Eles podem incluir livros que estão lendo ao acervo, sugerindo-os para seus amigos de turma ou de outras séries. Isso faz com que eles criem e ampliem seu próprio mapa de leitura. As atividades desenvolvidas irão fomentar a sua educação literária, ajudando não só a formarmos leitores, como também escritores que possam a contribuir para a sociedade”, ressalta a profissional.

            A 16ª Feira Literária do Diocesano continua até sábado, 27, com apresentações artísticas diversas, como danças, musicais, peças teatrais e recitais. Além disso, haverá bate-papos com autores, lançamento de livro, oficinas, contação de histórias, teatro de bonecos, troca-troca de livros e a premiação dos estudantes participantes do Concurso Internacional de Redação de Cartas do Correios. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.