Colégio Loyola entra no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

Por Dayse Lacerda
Jul 14th, 2018

Começou, hoje, no Colégio Loyola, a 1ª Jornada do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). O primeiro momento, de três dias de trabalho, caracteriza-se pela apresentação e aproximação da equipe diretiva e de lideranças estratégicas da metodologia desenvolvida e proposta pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). A primeira jornada continua neste sábado com envolvimento de todos os colaboradores e representantes de famílias e estudantes.

O primeiro momento da Jornada SQGE aconteceu no Espaço Pe. Kolvenbach, conduzido pelo profissional de apoio Gustavo Cuadra, com as facilitadoras da FLACSI Juliana Heleno e Isabel Tremarin, que trabalharão com as equipes internas responsáveis pela avaliação de cada um dos âmbitos do SQGE: Pedagógico-curricular; Clima escolar; Organização, estrutura e recursos; e Família e comunidade.

O diretor geral, Juliano Oliveira, fez a abertura destacando ser a entrada no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar um passo a mais no histórico da caminhada do Loyola em busca da melhoria escolar, tendo em vista os processos múltiplos vivenciados pelo Colégio nos últimos anos. “Decidimos entrar agora no SQGE por acreditar que a escola está mais madura em seu senso de pertença e reconhecimento como rede, e, por isso, mais alinhada aos movimentos dos demais colégios, da Rede Jesuíta de Educação e da FLACSI”, explicou. Ele acredita que a concomitante consolidação do planejamento estratégico da RJE subsidiará o Loyola na construção dos projetos de melhoria internos.

Usando uma dinâmica de questionamento para provocar a reflexão, o profissional de apoio da FLACSI introduziu os fundamentos, etapas e papéis dos diferentes atores do processo, bem como o método e resultados a alcançar. Ele deixou claro que a proposta do SQGE não é a avaliação de pessoas, mas de processos. “Trata-se de olhar a prática e ver coisas que não se vê no dia a dia”, esclareceu.

Gustavo Cuadra ressaltou que “tudo que fizermos nos deve levar a melhorar a qualidade do nosso trabalho. A reflexão crítica deve levar a uma ação. E o nosso trabalho deve fazer com que nossos alunos aprendam mais e melhor, em coerência com um projeto inaciano”. Ele afirmou que essa melhoria na aprendizagem não é propriedade apenas do professor, nem dos gestores, mas de todos.

Nesse primeiro momento, foi feito um levantamento e compartilhamento do que cada participante espera e de seus principais temores diante da decisão da escola de entrar no SQGE. Para o diretor geral, a principal expectativa é de uma construção dialógica e de que a comunidade se aproprie e se envolva, de fato, na aplicação do SQGE.

Jornada Comunitária

O momento marcante para toda a comunidade escolar acontecerá amanhã, dia 23 de junho, das 7h30 às 13h, no Teatro Pe. Francisco Rigolin SJ. É o segundo momento da 1ª Jornada do SQGE, envolvendo todos os colaboradores e também representantes de famílias e de estudantes. De acordo com o diretor geral, Juliano Oliveira, “trata-se de tempo importante para a comunidade educativa, por meio do qual dialogaremos sobre as práticas em curso na escola e nossas possibilidades de crescimento”.

Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) é uma estratégia de trabalho em rede para avaliação e melhoria das práticas institucionais de um centro educativo da Companhia de Jesus. Por meio dele, a escola se insere em um ciclo contínuo de reflexão sobre seus resultados, definindo metas e ações que impactem positivamente a aprendizagem dos estudantes.

O SQGE propõe que cada unidade confronte sua própria realidade, tendo em vista a eficácia escolar, refletindo sobre sua contribuição para que os alunos aprendam mais e melhor, em conformidade com a identidade inaciana. O objetivo é gerar uma cultura contínua de autoavaliação e melhoria.