On May 22nd 2018, we updated our Privacy Statement and our Terms of Use in compliance with GDPR. Your continued use of Educate Magis means you agree to these revised policies, so please take a few minutes to read and understand them here.
COVID-19 Resources and Recomendations Shared by Educators from our Global Community
By Ana Maria Sigaud
Jun 6th, 2018

Alunos da 1ª série do EM noturno fazem horta usando garrafas PET e reaproveitando sementes.

Criar uma horta reciclando plástico PET e reaproveitando sementes de alimentos que iriam para o lixo. Essas foram as principais lições da oficina “Mundo Pet”, parte do Projeto “Educação Ambiental e Cidadania”, desenvolvido com as turmas da 1ª série do Ensino Médio noturno.

Orientados pelo professor convidado Ângelo Tadeu Vieira, coordenador da ONG Educológico, os alunos fizeram vasos e gotejadores com as garrafas PET que coletaram. De casa, também trouxeram sementes de alimentos que iriam para o lixo, como pepino e pimentão.



Em sala de aula as turmas usaram conteúdos ligados à biologia para fazer a germinação das sementes por meio de uma mini estufa. Conceitos de outras disciplinas, como matemática e química, também permearam a atividade.


Após a germinação as melhores sementes foram selecionadas para o plantio nos vasos – as não usadas viraram adubo. A irrigação é feita com o gotejador, permitindo que as plantas cresçam mesmo sem rega diária.

O objetivo dessa atividade é que os alunos vejam que reaproveitar o lixo e produzir seu próprio alimento com sementes que seriam descartadas são apenas algumas das mudanças que a educação ambiental pode fazer na vida deles”, afirma o professor Ângelo Vieira.