Manhã de Aprendizagens e Esperança por um Mundo mais Equilibrado e Acolhedor

Na manhã do dia 9 de junho, os estudantes do Colégio dos Jesuítas, seus familiares e educadores, vivenciaram diversas experiências referentes ao Meio Ambiente, Ciências e Tecnologias. Após a abertura da programação, no Galpão do Colégio, os participantes foram direcionados às atividades conforme a faixa etária.

Na Educação Infantil, as turmas de Pré-escola I e II se uniram em um rico momento de aprendizagem, dando continuidade a uma semana em que foram trabalhados assuntos como a separação do lixo e a possibilidade da transformação de materiais recicláveis em brinquedos, tema abordado também no 1º ano do Ensino Fundamental. As atividades estimularam novos comportamentos. “Após o trabalho da semana, as crianças estão preocupadas com o que aprenderam, como, por exemplo, colocar o lixo no lugar adequado”, partilha a professora da Pré-escola I, Flávia Toledo.

Do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, estudantes e seus familiares foram envolvidos em um momento de interação. Nas oficinas “Transformando camisas em bolsas” e “Horta suspensa”, retomaram a importância da sustentabilidade para uma presença mais consciente em relação ao cuidado com a nossa Casa Comum.

No sábado letivo, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram da I Feira de Ciências e Tecnologias (FC TEC) do Colégio dos Jesuítas, evento organizado por uma equipe formada por cerca de 20 estudantes e os coordenadores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática. Matheus Chebli, da 3ª série do Ensino Médio, ressalta a importância de um projeto construído “de aluno para aluno”. “A iniciativa do grupo organizador foi crucial para os ótimos resultados que obtivemos nessa experiência”, destaca o jovem.

Para as oficinas, palestras e exposições nos estandes, várias organizações foram convidadas a participar da FC TEC, como Inatel, Embrapa, Fazenda Reserva, UFV, PRALUA Tecnologia de Impressão 3D, Suprema, Programa Arboretum e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A presença de estudantes e educadores da ETE – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (da Rede Jesuíta de Educação, em Santa Rita do Sapucaí/MG), que compartilharam projetos inovadores e muitos conhecimentos, também foi motivo de grande alegria para a comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas!