On May 22nd 2018, we updated our Privacy Statement and our Terms of Use in compliance with GDPR. Your continued use of Educate Magis means you agree to these revised policies, so please take a few minutes to read and understand them here.



Uma das novidades deste ano letivo no Colégio dos Jesuítas é a utilização pelos estudantes do “Mangahigh”, um dos primeiros sites no mundo a oferecer conteúdo didático por meio de games, possibilitando o aprendizado da Matemática em uma perfeita correlação entre o lúdico e a aprendizagem.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Com mais de 200 atividades, 62.000 “quizzes” adaptativos e conteúdos alinhados aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país), a plataforma de exercícios matemáticos “online” em formato de jogos vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos no Colégio Loyola (da Companhia de Jesus em Belo Horizonte/MG) e, a partir de 2018, o seu uso se estende a toda a Rede Jesuíta de Educação. “Nosso objetivo é estimular o prazer pela aprendizagem da Matemática de forma lúdica, dissipando medos, quebrando preconceitos e motivando uma alternativa que ultrapasse as fronteiras do ensino tradicional”, destaca o Coordenador da Área de Matemática no Colégio dos Jesuítas, professor Gabriel Moreno.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Em Juiz de Fora, o trabalho será desenvolvido sistematicamente com os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se as tecnologias digitais para inovação e transpondo os limites físicos e temporais da sala de aula. Os professores, em seus planos de curso, associarão cada ponto de seu conteúdo programático a uma ou mais atividades na plataforma, de forma que, ao longo do ano letivo, as atividades sejam propostas aos estudantes em sintonia com o avanço do programa.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Além do acompanhamento nas aulas, os professores utilizarão os relatórios estatísticos disponíveis na plataforma, que permitem avaliar o aproveitamento dos estudantes, entre outros indicadores. “O Mangahigh disponibiliza uma análise estatística de desempenho das turmas ou, individualmente, de cada estudante, o que permite ao professor um acompanhamento sistêmico de tentativas, limitações, avanços e conquistas. Assim, a plataforma será mais uma ferramenta que permitirá ao professor ‘propor o caminho, apresentar o mapa e acompanhar os estudantes, indicando critérios para que a apropriação do conhecimento seja feita de maneira significativa e com valor'”, partilha o educador, citando um dos fundamentos do Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação (PEC RJE).

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

O reconhecimento de que os estudantes aprendem de formas e em tempos distintos, em espaços que não se limitam ao escolar, exige dos educadores respostas individualizadas, diversos modos de fazer e de mediar a construção do saber, oportunizando vivências que atendam a diferentes necessidades. “Acredita-se na eficiência dessa metodologia pela sua capacidade de Adaptação (cada jogo abrange certos tópicos de aprendizagem e é projetado para se adaptar dinamicamente em níveis de dificuldade conforme a capacidade do aluno), Automaticidade (a mecânica dos jogos leva os jogadores a se esforçarem para alcançar seus objetivos), Disciplina e Autoaprendizagem (desenvolvendo a capacidade e a curiosidade para observar, formular hipóteses, testar, avaliar, concluir e retificar ideias) e Aplicação Teórica (oferecendo nos jogos contextos que trazem à prática a teoria, aumentando o interesse e incentivando a aplicação)”, ressalta Gabriel.

Colégio dos Jesuítas jogos aprendizagem

Acesso ao Mangahigh

Pretende-se incluir as atividades propostas pelo Mangahigh na rotina de estudos, de forma orientada, tanto no ambiente escolar como nos momentos autônomos, estimulando a aprendizagem. A plataforma também será utilizada em algumas atividades do Ensino Médio Integral Vespertino.

Para facilitar o acesso ao Mangahigh, há um ícone específico na página inicial do site do Colégio, na área de “Serviços Online”. Nas aulas de Matemática, estão sendo entregues pelos professores, a cada estudante, um documento com o nome do usuário (o mesmo que possibilita o acesso à plataforma “Moodle RJE” e ao “Portal ANEAS”), a senha individual (gerada/fornecida pelo Mangahigh) e a “Id” do Colégio dos Jesuítas. A propósito, o acesso ao Mangahigh se dá exclusivamente pelo usuário do aluno: assim, caso os pais queiram acompanhar a utilização do recurso pelo estudante, precisarão fazê-lo com esse “login”.

Para conhecer um pouco sobre o Mangahigh, convidamos você a assistir a este vídeo (com pouco mais de 2 minutos de duração e legendas em português), produzido pela equipe do “Institute of Play”:

Rede Jesuíta de Educação

Como um Centro de Aprendizagem Integral que materializa em seu projeto as dimensões cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio dos Jesuítas é membro da Rede Jesuíta de Educação (RJE), atendendo às preferências apostólicas da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA). A “RJE BRA” está constituída para que os colégios da Companhia de Jesus no Brasil sejam, cada vez mais, lugar de transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.


All Blogs