Lançamento do livro – “Religiões E Educação: Rumo A Um Pacto Pela Educação”

The “Oficina Internacional para la Educación Católica” (OIEC) compartilha o livro lançado recentemente Religiões E Educação: Rumo A Um Pacto Pela Educação.

Prólogo Cardeal D. José Tolentino de Mendonça.

Um refrão famoso diz: “Lembrar é viver”. Com certeza, relembrar te faz viver e reviver quando a lembrança remete a algo belo e importante, que não deve ser esquecido. É o caso do “Encontro de Representantes das Religiões”, que aconteceu no Vaticano, em 5 de outubro de 2021. Pela primeira vez, os líderes espirituais das principais religiões sentaram-se ao redor de uma mesa, ao lado do Papa Francisco, para conversar sobre educação. Todos eles, como numa orquestra em que cada um toca o seu instrumento, intervieram criando uma inesperada sinfonia, um hino à educação, como também sublinhou a subdiretora-geral de Educação da Unesco, Stefania Giannini, em seu discurso naquele encontro: “Hoje ouvimos uma linguagem comum das tradições espirituais do mundo sobre o papel fundamental da educação na promoção dos valores universais de cuidado, respeito e solidariedade”. Um acontecimento como este não pode nem deve ser esquecido, pelo que esta brochura pretende manter viva (reviver) aquela sinfonia cujos sons ressoam nestas páginas.

Na introdução do belo volume comemorativo deste evento, publicado em 2022 pela Libreria Editrice Vaticana, com o título “Religiões e Educação: Rumo a um Pacto Global pela Educação”, lemos: “Este encontro mundial dos Representantes das Religiões adquire um significado histórico. É mais um passo em um longo caminho de diálogo e participação rumo à unidade. Todos somos convidados a colocarmo-nos ao serviço do bom estado, promovendo uma educação aberta e inclusiva”. Em seu discurso, o Papa Francisco pronunciou a frase que se tornou um slogan, retomado várias vezes desde então: “Não podemos esconder das novas gerações as verdades que dão sentido à vida”. Este livrinho pretende ser uma resposta mais profunda e humilde ao convite a recordar, a reviver, a não se calar.

Cidade do Vaticano, 28 de fevereiro de 2023

Para ver e fazer o download do livro, acesse este link