Intercâmbio entre Brasil e Chile – Plataforma Educate Magis aproxima alunos dos dois países

No documento Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no século XXI, lançado em 2019, a Companhia de Jesus elenca dez características dos colégios jesuítas em todo mundo. De acordo com o documento, um dos pilares de sustentação é o comprometimento com a cidadania global. A Educate Magis, como plataforma mundial da Companhia de Jesus, que conecta estudantes e educadores de escolas e colégios jesuítas em todo o mundo, é elemento-chave de comunicação. A ferramenta facilita a troca de conhecimentos entre alunos e professores de outros países e pode ser uma boa aliada no ensino da Língua Inglesa.

De acordo com o coordenador de área de Língua Inglesa do Colégio São Luís, João Rodrigo Lima Agildo, o trabalho com o Educate Magis era uma das metas da equipe. “No começo do ano letivo, apresentei à equipe os indicadores característicos dos colégios jesuítas e ressaltei três aspectos presentes no artigo 184 do documento: profi­ciência em línguas estrangeiras, parcerias entre colégios ao redor do mundo e programas colaborativos entre colégios para examinar questões globais e iniciar projetos comuns.”, afirma.

Nesse contexto, a professora de inglês Bruna Benemann iniciou os contatos via plataforma Educate Magis para um trabalho com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II e, posteriormente, convidou as professoras Vivian Uema e Anna Carolina Andrade para se juntarem ao projeto internacional. “Fizemos contato com o Colégio San Ignacio Alonso Ovalle, em Santiago (Chile), e a proposta foi facilitar o contato entre os alunos brasileiros e chilenos, por meio da Língua Inglesa”, explica a educadora.

Segundo Bruna, a ideia é promover atividades em conjunto com as turmas dos dois colégios ao longo do ano. “Queremos incentivar a troca de experiências e projetos. Na primeira atividade, os estudantes gravaram vídeos, em inglês, se apresentando aos colegas do Chile que enviaram também suas mensagens de apresentação, contando onde nasceram, local onde moram e suas rotinas”, afirma a docente.

A utilização da plataforma é uma boa oportunidade de exercitar o conceito de Cidadania Global, pauta frequente nas mais de 840 unidades de educação jesuítas espalhadas pelo mundo. “O uso da Educate Magis proporciona diversas possibilidades para a prática da Língua Inglesa de forma ainda mais aproximada ao uso do dia a dia”, conclui a professora.

Confira alguns dos vídeos gravados pelos alunos: