On May 22nd 2018, we updated our Privacy Statement and our Terms of Use in compliance with GDPR. Your continued use of Educate Magis means you agree to these revised policies, so please take a few minutes to read and understand them here.
COVID-19 Resources and Recomendations Shared by Educators from our Global Community
By Juliana Alves Ju
Jul 14th, 2020

Todos os dias, Pedro Duarte e sua mãe costumam rezar antes das refeições e no começo ou no final do dia para agradecer. Geralmente, a oração acontece na sala, onde há uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, um local acolhedor para todos. O material de apoio para esse momento é enviado pela Orientação Educacional do Colégio São Luís e ajuda nessa proximidade com Deus.

Desde o início do período das atividades a distância, a dimensão espiritual contou com um olhar ainda mais cuidadoso por parte do colégio. Iniciativas que aconteciam presencialmente passaram por adaptações para serem realizadas em casa. Uma delas é a Oração da 4.ª Aula, que acontecia após o intervalo do Ensino Médio Noturno e, hoje, é vivenciada pelos alunos em casa com a família.

Pedro, estudante da 3.ª série do Ensino Médio Noturno, conta que durante a pandemia os momentos de oração se mostraram ainda mais importantes e que o material da Oração da 4.ª Aula o ajuda a rezar. “O diálogo com o Senhor, por meio das orações, proporciona uma sensação de calma em meio ao caos que estamos enfrentando”, afirma.

Segundo Jailton Macedo Santos, orientador educacional da 2.ª Série do EMN, essa pausa era importante para fazer com que os alunos pudessem retornar as aulas mais tranquilos, após o agito do intervalo. “A oração da 4.ª aula era um momento importante de contato dos alunos com a Espiritualidade Inaciana e era conduzida pelo professor ou por um aluno que se sentisse à vontade”, conta.

Com o início da pandemia, a proposta era manter esse momento que já é uma tradição no curso noturno. “Neste novo cenário, nós resolvemos estender a oração da 4.ª Aula para as famílias também. A dinâmica teve que ser adaptada à realidade do aluno, mas o que mais nos deixa felizes é saber que eles estão fazendo”, ressalta Jailton.

O material da oração é preparado sempre por um dos orientadores educacionais e segue o método inaciano. “Selecionamos um texto bíblico, que seja pertinente ao momento que a sociedade está vivendo ou pertinente ao que o Brasil e/ou o mundo atravessam. Este é lido e refletido, seguindo os passos da oração inaciana. Silenciar, respirar profundamente, tomar consciência de si, dos seus sentidos e dos seus sentimentos”, explica.

A estudante Maria Eduarda Girote Nascimento em momento de oração com a avó

Para Maria Eduarda Girote Nascimento (foto), estudante da 2.ª série do Ensino Médio Noturno, esses passos são importantes para o momento de oração que realiza em família e individualmente. “É um apoio que tem ajudado a nos mantermos melhores, mais confortáveis, pois esse período é de muita angústia, aflição e preocupação. Então, a oração nos acalma e mantém a esperança viva, de que tudo isso passará”, afirma.

Cleber Silveira, coordenador do SEFE (Serviço da Fé e Espiritualidade), explica que a espiritualidade inaciana convida o ser humano a olhar para si e para seu entorno, mesmo com todas as adversidades, de maneira positiva e contemplativa. “Ver em tudo a ação de Deus Pai, nosso bondoso Criador. É com esse olhar contemplativo da beleza do mundo que devemos caminhar e enfrentar as adversidades do momento, bem como de toda nossa vida”, ressalta.

Segundo Cleber, a espiritualidade é uma dimensão da vida humana necessária para o bem viver e por isso é essencial cultivá-la por meio de momentos de oração e reflexão. “O bom desenvolvimento da dimensão espiritual faz com que passemos pelos momentos adversos com o olhar e atitudes mais serenas, atento aos demais seres humanos que estão à nossa volta”, afirma.

Além da Oração da 4.ª aula para os alunos do Ensino Médio Noturno, o CSL promove iniciativas e disponibiliza diversos materiais que ajudam a comunidade educativa a criar intimidade com Deus e a encontrar a vontade d’ Ele sobre as nossas vidas. Confira:

 

PÁGINA DO PE. CARLOS CONTIERI, SJ
Neste espaço, o Reitor do CSL compartilha com toda a comunidade educativa áudios, textos e vídeos para momentos de reflexão e oração. Acesse www.saoluis.org/pagina-do-pe-contieri e conheça.

PASSOS PARA ORAÇÃO FAMILIAR
Conteúdo preparado pelo SEFE e disponibilizado às terças e sextas-feiras, no Spotify do Colégio São Luís. O podcast nos convida para um momento de oração individual ou em família.

ORAÇÕES INICIAIS
O SEFE está motivando e instrumentalizando os professores para que conduzam momentos de oração diária com os alunos. Os docentes se voluntariam usando seu repertório ou trabalhando com temas sugeridos e oferecidos pelo SEFE e pela Orientação Educacional.

CATEQUESES DE PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA
Realizado com as turmas, semanalmente, os encontros a distância mantêm a experiência com Cristo e dão continuidade à preparação de crianças e jovens para receber os sacramentos.

CORAL SÃO LUÍS
Neste período de pandemia, os integrantes do Coral São Luís deram continuidade aos estudos por meio de áudios e vídeos guiados e de técnica vocal.

VOLUNTARIADOS E CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE
Incentivo à confecção de máscaras, doação de vestuários, alimentos e materiais escolares para ajudar instituições parceiras do CSL.

PÍLULAS SOCIOEMOCIONAIS
Semanalmente, o CSL disponibiliza aos alunos, nas equipes no Teams e nos Roteiros de estudo, pequenas sugestões e reflexões sobre o momento em que vivemos, sempre buscando apoio na identidade inaciana.