On May 22nd 2018, we updated our Privacy Statement and our Terms of Use in compliance with GDPR. Your continued use of Educate Magis means you agree to these revised policies, so please take a few minutes to read and understand them here.
Educate Magis Celebrates 5 years of Connecting Educators from Jesuit Schools Around the World!
By Ana Sigaud
Mar 26th, 2020

O consumo de cultura on-line nunca foi tão grande como agora, mas como separar cultura de entretenimento? Cultura está ligada ao desenvolvimento intelectual, à criação de consciência e à ampliação de universos, ao passo que o entretenimento está ligado ao lazer, à folga, ao descanso, a uma ocupação descompromissada e até mesmo anestesiadora.

Em nossa rotina, alternamos esses dois momentos. E, na maioria dos casos, o ambiente doméstico, como local de descanso, é mais propenso ao consumo do entretenimento, seja via streaming, novelas, telejornais ou games.

Na hora em que a nossa casa se transforma em escritório, e crianças e adolescentes veem esse ambiente de descanso e lazer tornar-se também um ambiente de trabalho compartilhado, devemos introduzir novas práticas, entre elas o desafio de ampliar nossos horizontes intelectuais e fazer boas escolhas que fujam do entretenimento puro e busquem desafiar a nossa inteligência.

Além das atividades a distancia para que os estudantes continuem seus estudos em casa nesse período, os educadores do Colégio São Luís organizaram uma série de outras atividades que também podem ser realizadas em casa, como: possibilidades culturais nas diversas linguagens e para as diversas faixas etárias, atividades físicas, brincadeiras em família, dicas de culinária com receitas para uma alimentação saudável, dicas de leitura e filmes educativos, entre outras mais, com o intuito de ajudar as famílias a encontrarem um sentido maior nesse recolhimento e para sairmos desse período com mais conhecimento.

Nesse local também disponibilizamos acesso à página onde serão publicados áudios, textos e vídeos preparados pelo reitor do Colégio São Luís, Pe. Carlos Contieri, SJ, para momentos de reflexão e oração.

Acesse e aproveite o conteúdo!

 

Texto de Tuna Serzedello – Coordenador de Cultura do Colégio São Luís