Colégio São Luís ganha Prêmio Destaque Educação, da Educa Week 2021

Educa Week 2021, evento que reúne as principais lideranças do setor educacional, divulgou, hoje (25), os vencedores do Prêmio Destaque Educação. O Colégio São Luís, em São Paulo (SP), levou o primeiro lugar na categoria Inovação em Instituição Privada, com um projeto de democracia participativa entre os alunos(as).

Orientado pelo coordenador do Ensino Médio, Rafael Araújo, o projeto intitulado Democracia e Participação tem por objetivo criar um sistema de representação estudantil a exemplo do modelo democrático de governo do Brasil, baseado nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de integrar ao currículo e desenvolver competências político-sociais e socioemocionais.

O projeto foi desenvolvido em 2017 e, de acordo com Rafael, é essencial para o Colégio:

O Democracia e Participação é um projeto fundamental para o Colégio São Luís. Ele impacta, de uma forma ou de outra, todos os nossos estudantes, diurno e noturno, desenvolvendo a competência político-social de forma prática. Desde 2017 vimos o projeto se desenvolver de forma orgânica, envolvendo outras áreas do Colégio”, diz.

Para concorrer ao prêmio, o coordenador encaminhou um vídeo explicando o projeto. O material ficou disponível no canal da Educa Week no Facebook para divulgação e votação pública. Os dez trabalhos mais votados foram selecionados para a última fase. Por fim, um júri especializado selecionou os três ganhadores de cada categoria.

No vídeo, Rafael explica que os alunos aprendem a elaborar projetos, a realizar as assembleias dos conselhos dos representantes, a estabelecer estratégias de qualificação desses debates e a lidar com a política, inclusive com as dificuldades inerentes a ela. Também desenvolvem o trabalho em grupo, exercitam a criatividade e busca de soluções.

O coordenador destaca a importância do prêmio para a comunidade educativa: “Ganhar o primeiro lugar em inovação no prêmio Destaque Educação é um reconhecimento muito importante para nós. Significa que a comunidade educativa valoriza e prioriza a formação de cidadãos conscientes e politicamente ativos e um sinal de que nossa proposta pedagógica está no caminho certo”, finaliza Rafael.

Saiba mais sobre o processo de formação do projeto Democracia e Participação em 2021:
Clique: https://www.saoluis.org/2021/05/18/protagonismo-feminino-nas-eleicoes-do-gremio/

Representantes de sala e Liderança Inaciana:
Acesse: https://www.saoluis.org/2021/06/09/representantes-de-sala-e-lideranca-inaciana/