Colégio Loyola, 75 Anos. Nossa história presente no futuro

O fio condutor da história demarca a tradição da escola, colocando em evidência os fatos mais importantes que aconteceram em Belo Horizonte, no Brasil e no mundo nos últimos 75 anos. É a exposição comemorativa do aniversário do Colégio Loyola, inaugurada na última segunda-feira, que ficará em cartaz durante o mês de abril, no Passo das Artes.

A mostra “Colégio Loyola, 75 Anos. Nossa história presente no futuro” faz uma relação contextual dos momentos mais importantes da vida da escola, trazendo registros de atividades, mudanças na estrutura física e administrativa, bem como a evolução de projetos e proposta educativa, tudo isso iluminado pelo espírito visionário de jesuítas e leigos.

A exposição, sob curadoria da professora de Arte Amanda Lopes, foi desenvolvida por uma comissão interdisciplinar, incluindo professores de História, a partir do acervo da própria instituição e de pesquisa bibliográfica. Com os achados, foi construída uma linha do tempo de 37 metros, adesivada no solo da galeria de arte da escola, contemplando mais de 80 acontecimentos divididos em três jubileus (intervalos de tempo de 25 anos).

Cada jubileu traz suas peculiaridades. O primeiro (1943 – 1968) revela momentos como a fundação do Colégio, a construção do complexo arquitetônico da Pampulha, a primeira turma da escola com meninas e os movimentos sociais de luta pelos direitos das mulheres ao redor do mundo. No segundo jubileu (1969 – 1993), os espectadores podem ver a criação dos Estágios Sociais (o principal programa de formação humana do Colégio, hoje, denominado Voluntariado Educativo), além dos destaques dos principais movimentos relacionados à música, arte e cultura em vários lugares. Já no terceiro jubileu (1994 – 2018), a mostra contempla novas metodologias de ensino-aprendizagem e o protagonismo estudantil.

A exposição traz, ainda, linhas paralelas do tempo, mostrando os reitores do Colégio Loyola e os fatos que marcaram, também, a Companhia de Jesus. 

Quer saber mais? Leia, aqui, o texto de apresentação da exposição.