On May 22nd 2018, we updated our Privacy Statement and our Terms of Use in compliance with GDPR. Your continued use of Educate Magis means you agree to these revised policies, so please take a few minutes to read and understand them here.
COVID-19 Resources and Recomendations Shared by Educators from our Global Community
By Paulo Duarte SJ
Nov 24th, 2017

O Dia Mundial dos Pobres foi recordado no Colégio das Caldinhas, Santo Tirso – Portugal, a partir do desenvolvimento do projecto da Cadeira Vermelha – Entreculturas.

Numa instituição de ensino, nada como juntar a importância da educação para ajudar a erradicar a pobreza. Como o projecto junta Educação e Desenvolvimento Social e Humano, em especial com crianças e jovens, alertando para os cerca de 264 milhões no mundo que não tem escolaridade, era o ideal para este dia. Cada turma tinha uma cadeira. Antes de a pintar/decorar, faziam uma reflexão sobre toda esta problemática. A turma tomava consciência do que havia a agradecer, como a possibilidade de aprender. Depois, em várias dinâmicas de reflexão, conforme as idades, ficavam elucidados como essa boa aprendizagem a todos os níveis já é uma ajuda ao desenvolvimento social, podendo contribuir para a diminuição da pobreza. Depois da reflexão, toda a turma decorava a sua cadeira a partir de um conceito e com materiais que cada aluno trazia.
Red-Chair-Caldinhas-Portugal

Juntámos todas as cadeiras em exposição. Mas, não queremos que se fique por um só dia. Assim, ao longo do ano iremos continuar a trabalhar com as cadeiras. Sempre que surgir temas sobre educação, desenvolvimento social, pobreza, etc., cada turma irá buscar a sua cadeira e registar nela a data e o sumário dessa aula.Red-Chair-Caldinhas-Portugal