Who Do You Want To Be? A Global School Experience inviting young people to discover a path toward the fullness of life.Participate here
By Karina Zapata-Roche
Aug 24th, 2018

A Vila Gonzaga, a chácara do Colégio São Luís, foi reaberta para receber os Laboratórios da Humanística e as primeiras turmas a revisitarem a Vila foram as da 2ª série do Ensino Médio. O tema “Eu, o outro e o mundo” foi o ponto de partida para uma jornada em que os estudantes puderam se perceber como protagonistas de suas histórias e viram a necessidade de se posicionar sobre diversos temas da atualidade.

A atividade “Termômetro de Posicionamentos” trabalhou a polarização de pensamentos, muito presente nos dias de hoje devido à grande quantidade e velocidade na disseminação de informações, o que não nos permite o aprofundamento necessário para a reflexão crítica e embasada. Na dinâmica os alunos observaram que pensamentos podem nos afastar uns dos outros, mas a compreensão e a empatia nos aproximam.

Sensibilizados para os temas, as turmas se dividiram em quatro grupos e percorreram uma jornada. Os jovens encontraram quatro convidados que, através dos seus relatos e estudos, colocaram em pauta questões sobre intolerância religiosa, deficiências e preconceitos, machismo e racismo.

Ao final do Laboratório uma celebração ecumênica materializou o espírito do encontro.