Aluna do IB promove reflorestamento na ciclovia da Marginal Pinheiros – Colégio São Luís

Preocupada com o Meio Ambiente e com o bem-estar dos ciclistas que utilizam a ciclovia da Marginal Pinheiros, a estudante do International Baccalaureate (IB), do Ensino Médio, Mariana Zake Calixto Simão, criou o projeto “Mudas para mudar”. Em sua primeira fase, que ocorreu no último sábado (11), foram plantadas diversas mudas nativas da Mata Atlântica em pontos específicos que são frequentados por ciclistas.

O trabalho faz parte do componente curricular CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), que consiste basicamente no estímulo a perseguir missões que vão além do meio acadêmico: atividades de voluntariado ligadas aos talentos e às afinidades dos/as alunos/as. E justamente por ter afinidade com o ciclismo e conhecimento das necessidades de quem realiza essa prática que a aluna se inspirou e se dedicou ao “Mudas para Mudar”: “A ideia do projeto surgiu a partir da minha vontade, desde pequena, de plantar árvores e do relato da minha mãe, ciclista, que dizia que a ciclovia da Marginal Pinheiros era um lugar quente, seco e com mau cheiro”, disse Mariana.

A aluna, que também tem o hábito de pedalar, contou com o apoio dos/as professores/as, colegas de turma e de uma bióloga da empresa que gere o local: Farah Service. A profissional conseguiu a autorização junto à prefeitura; estudou as melhores mudas para o plantio, entre elas, ingá-branco; mutambo; guabiroba-do-mato e aroeira-preta – doadas pelo Viveiro de Cotia –, e disponibilizou as bicicletas que levaram dez pessoas para o plantio das mudas na Marginal Pinheiros: logo embaixo da ponte estaiada.

Todo esse processo foi articulado, intermediado e liderado pela aluna, que colocou em prática às orientações e aprendizados do CAS. Segundo Mariana, o projeto deve continuar, inclusive nas próximas turmas do IB, por isso já está pensando em uma nova data (ainda não definida) para a plantação de mudas. Quem estiver interessado/a pode procurá-la via Teams do colégio:

“A experiência do plantio foi ótima para todos os participantes. Não enfrentamos nenhuma dificuldade na hora, pois tudo estava muito bem-organizado e planejado. Por isso, incentivamos novos participantes a entrarem no grupo, a fim de proporcionar melhores e mais sustentáveis condições aos ciclistas da Marginal Pinheiros”, finalizou Mariana.